> CausAÇÃO: Precisamos de todos pela qualidade da educação

Fique ligado!

4

Precisamos de todos pela qualidade da educação


"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,
torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, 
ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela
tampouco a sociedade muda." Paulo Freire

Como educar um país 
Que muito fala e pouco diz?
 O jovem prefere se drogar 
Ao invés de estudar.
 Nas ruas vi sonhos acabando 
De quem trocou a escola pelo contrabando.
 Crianças de baixa renda 
Iam somente em busca da merenda.
 Os Professores sempre lutando
 Na esperança de ver o país mudando. 
Tudo não passava de ilusão 
De uma sociedade sem educação. 
O mundo tem que compreender 
Que sem educar é difícil viver 
A realidade precisa mais de lição
 Seja você um bom cidadão.
( Tâmara Mayara)

Nem tudo que a gente sonha se torna realidade. Nem tudo que a gente deseja, a gente consegue ter. Mas sonhar a gente sempre sonha. Desejar a gente sempre deseja, independente do retorno. Eu sonho com uma Escola de qualidade, capaz de transformar o ser humano em uma pessoa melhor. Eu desejo uma educação que elimine à violência e que faça crescer o sujeito em todas as áreas da sua vida. Sonhos impossíveis? Talvez. Desejos incansáveis? Talvez. Eu sonho e desejo além das barreiras. 
Não há como negar que as dificuldades na educação são imensas. Porém, não há como negar que, por vezes, somos nós os responsáveis por essa dificuldade ser tão imensa. Eu lembro que quando eu morava no sitio, lá nos anos 90,nossa escola era uma garagem. Nunca me faltou Professor, nunca me faltou Educação, nunca me faltou oportunidade de ler. Dentro de uma garagem juntei minhas primeiras palavras, somei meus primeiros números e hoje estou aqui sendo formado em Psicologia. Mesmo na dificuldade não medi esforços para ser alguém melhor. À escola hoje oferece inúmeras possibilidades de transformar o jovem em um profissional de qualidade. As novas escolas técnicas estão aí pra provar. Mas nem tudo são flores.
À escola, infelizmente, perdeu o seu referencial de valor para muitas pessoas. Os professores eram tratados com respeito, os pais eram participativos. Hoje, no entanto, houve um abandono desses valores. Não vou tratar desse assunto culpando os políticos pela má educação no nosso país. A abordagem já é óbvia  o bastante pra ser repetida mais uma vez. Mas não posso esquecer que, fatores como a pobreza influenciam diretamente na educação. Todavia, não é pela existência das limitações que devemos escorar nossa falta de responsabilidade com a ética,com os valores e com a importância dos nossos estudos, filhos, pais e professores. Repito. Pobreza não justifica falta de educação. 
Tenho visto inúmeros projetos, ONG'S e faculdades se mobilizando para transformar à educação no mundo. Tenho visto, ainda, pais sendo omissos e culpando o sistema educacional pelos problemas dos seus filhos. E, como diz o velho ditado, quem pariu mateus que o balance. Papai e mamãe não aguenta mais o filho em casa, então à escola é responsável por domar à fera. À escola cansada de apresentar novas propostas e não tendo resultado algum manda o aluno pra casa. Afinal, quem são os responsáveis? Esse ioiô é reflexo da má vontade exorbitante da cultura que se acomodou em criar filhos, alunos, pessoas mais ou menos na vida. 
Esse jeitinho brasileiro é o câncer do bons costumes. Nem tudo que se leva com a barriga se dar jeito. Nossa educação, por exemplo, é marcada por esse comodismo.  Por um lado o governo é falho, por outro o homem que tem o papel de educar, também.  Enquanto a preocupação for em apontar os responsáveis como quem busca revelar um crime, nossa educação ficará à beira do fracasso. É preciso enxergar as possibilidades. Reorganizar à escola. Capacitar os professores e gestores. Criar novos caminhos de aprendizagem. 
Fora da escola é preciso que pais e responsáveis se deem conta do seu papel enquanto exemplo a se seguir. O filho precisa de uma direção, de um bate papo, de um pai e de uma mãe que lhe der afeto. Uma família desestruturada, muitas vezes, é a causa gritante do filho/aluno que não aguentando mais viver dentro de uma casa sem paz e amor, procura nas drogas e na violência o seu caminho para viver. À escola acolhe, mas não dá conta de tudo. À escola não pode preencher a lacuna deixada pelos pais, tampouco os pais podem assumir o papel que é da escola. Ambos devem caminhar juntos. 
Enquanto a realidade for mascarada, o sujeito vai sofrer. Enquanto pais,alunos, professores, comunidade, não souberam lidar com seus próprios engarrafamentos a via vai estar sempre interditada. A luta é constante. Ser Pai não é fácil. Ser Professor muito menos. E ser aluno,será que é fácil? Lidar com as dificuldades não é o forte das novas crianças, adolescentes e jovens. O acesso à informação possibilitou uma nova mente para os alunados das tantas escolas brasileiras. Crianças de 8 anos sabem hacker um computador, mas quando são obrigadas a escrever 'a gente' e com certeza' comentem os deslizes mais cômicos da internet. Sim. Ser aluno acabou se tornando fácil. O difícil mesmo é ser aluno bom. 
Mas, para que haja mais alunos bons precisamos de todos pela qualidade da educação. Precisamos dos preguiçosos, dos corruptos, dos oportunistas. Esses para sentarem nas cadeiras quebradas das escolas públicos e, de algum modo, aprenderem o que é precisar e não ter. Precisamos dos pais, familiares, comunidade. Esses para ensinarem aos seus filhos os valores, à ética, à cidadania, à cultura e à educação. Precisamos dos professores, gestores, porteiros, merendeiras. Esses para mostrarem que à Escola é o lugar da formação do sujeito. É o lugar que a matemática começa a mostrar seus desafios. Que a literatura começa a mostrar seus encantos. Que encontramos amigos e companheiros. Que nos ensina a traçar nossas escolhas profissionais. Que nos ajuda a ser gente. Precisamos antes mesmo de uma educação de qualidade para todos, de todos pela qualidade da educação. De mãos dadas conseguiremos muito mais. E, aquilo que era apenas sonho, acaba se tornando realidade. A nossa educação tem solução. E a solução está em cada um fazer a sua parte.


Sobre o Autor:
Alberis Luís Estudante de Psicologia da UNIFAVIP. Poeta nas madrugas, fã de Belchior, Game of Thrones e Fernando Pessoa. Sempre preciso dormir mais do que o necessário, caso contrário, meu humor passa a ser afetado. Frase favorita: "Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido." Fernando Pessoa.

4 Comentários:

Tâmara Mayara disse...

Muito bom, Alberis! Pena que o mundo esqueceu que educar é o primeiro passo para o progresso.

Unknown disse...

Pois é Alberis, a educação de qualidade é realmente um sonho, mas como você falou falta muito pra chegarmos lá. A culpa é sempre do outro (dos pais que não ajudam, dos alunos que não querem nada com a vida, dos professores sobrecarregados, da gestão...) e assim estamos vendo e vivendo em u país que muito fala e pouco faz. A educação precisa sim ser melhorada e não depende do outro e sim de mim. Acho que se as pessoas pensassem assim, a coisa não estaria tão séria

Unknown disse...

Ótimo Alberis!!! O futuro está na educação. Mas os que se dizem mentores desse país parecem não entender. Não valorizam a profissão com baixos salários que desestimulam os profissionais de hoje e de amanhã. Até quando iremos ter que pagar caro para estudar ou ter que nos sobrecarregar de maneira extrema para conseguir bolsas. Temos que viajar por horas para chegar a faculdade e ainda pagamos o transporte que a prefeitura não dispõe para estudantes. Poderia fala muito aqui mas... #dilmarousseff #olhaeducação

Unknown disse...

Ótimo texto Alberís! Realmente a educação deve ser prioridade para nós seres humanos. É como bem diz Paulo Freire: "Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda."

Postar um comentário


O blog é livre pra que todos possam comentar e contribuir com sua opinião,porém, algumas regras devem ser seguidas por questões de organização.

- Antes de comentar leia todo o texto publicado.
- Não usar palavras de baixo calão.
- Não comentar usando links de divulgação de outros blogs.
- Duvidas e recomendações de artigos,usar o formulário de contato.


Obrigado pela sua contribuição!
Comente a vontade!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

  ©CausAÇÃO. Template modificado por Alberis Luis | Imagem de Douglas Santos Código original por Dicas Blogger.

TOPO