Sob influências
![]() |
imagem do google |
Vivemos constantemente sendo bombardeados de informações ,estamos sempre no alvo de grupos que buscam nos manipular de alguma forma.Comerciais áudio-visuais estão sempre a tentar nos convencer a comprar seus produtos,nem que pra isso tenham que convencer nossos filhos,e eles o fazem com maestria, assista ao documentário "muito além do peso" fast-food,petiscos e lanches industrializados são apenas um exemplo,de como o através dos pequenos compramos o que o comercial está vendendo,segue o link www.youtube.com/watch?v=TsQDBSfgE6k .Temos os programas de TV,as novelas e até mesmos noticiários tentando nos passar idéias e valores,e assim grandes emissoras conseguem reger as massas.
Líderes religiosos sabem o poder que tem falar em nome de Deus,seguidores vão assentir e comungar seu preceitos e crenças sem questionamentos.A mídia está presente em nossa vida de todas as formas, virtualmente também.Quem não está conectado a pelo menos uma rede social?Quantas pessoas fizeram um post com a hashtag #SOMOSTODOSMACACOS seguindo o exemplo de celebridades brasileiras? Ou nos últimos dias compartilhou links da página da TV REVOLTA ? E tem mais,estamos em ano eleitoral,não tenha dúvidas que serão usadas técnicas de convencimento nas propagandas eleitorais,para tentar levar seu voto.Todos sabemos que vai aparecer homens e mulheres,candidatos sorridentes abraçando pessoas pobres nas periferias,prometendo escolas,creches,opções de lazer,segurança e etc...Tudo isso são formas de influência de grupos.
Recentemente aqui em Pernambuco tivemos a greve da polícia militar,nessa ocasião houve arrombamentos e roubos de produtos http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/regional/noticia/2014/05/14/lojas-do-centro-de-abreu-e-lima-sao-saqueadas-128025.php perceba que no texto não diz que os produtos foram roubados e sim levados,e não diz ladrões e sim manifestantes,não se tratavam de marginais,era a população da vizinhança mesmo,acompanhe comigo que segundo ARONSON,E.;WILSON,T.D.&AKERT,R.M.Psicologia Social.2002."Desindividualização:PERDER-SE NA MULTIDÃO.Se você vai tornar as pessoas mais anônimas,é bom conhecer outras consequências de ser um rosto sem nome na multidão.
Até aqui,discutimos as maneiras como o grupo afeta o esforço do indivíduo no trabalho e a eficiência com que ele aprende novas coisas.Mas fazer parte de um grupo pode causar também desindividualização , que é o afrouxamento das restrições normais ao comportamento quando o indivíduo faz parte de uma multidão,o que leva a aumento de atos impulsivos e desviantes.Em outras palavras,perder-se na multidão pode desencadear comportamentos que sequer sonharíamos em ter sozinhos.[...]O que exatamente na desindividualização que leva a atos impulsivos(e,frequentemente)violentos?Pesquisa realizada por Steven Prentice-dunn e Ronald Rogers(1989) e Ed Diener(1980) apontou dois fatores:em primeiro lugar,a presença de outros(ou o uso de uniformes e disfarces)faz as pessoas se sentirem menos responsáveis por seus atos,porque reduz a probabilidade de uma delas seja identificada e censurada(Zimbardo,1970)Em segundo, a presença de outros reduz a consciência de si mesmo,desviando dessa maneira a atenção do indivíduo de seus padrões morais." E então que ocorre um caso inusitado,no outro dia as pessoas sozinhas em seus lares caem em si,se arrependem e começam a devolver os itens saqueados http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/05/saqueadores-se-arrependem-de-roubos-durante-greve-da-policia-em-pe.html .Inclusive essa teoria se aplica também a caso de linchadores,como o caso ocorrido da mulher de Morrinhos,no Guarujá mencionado neste mesmo blog.
Bem espero com esse texto ter "influenciado" ou pelo menos provocado em vocês a curiosidade de saber mais do assunto...
Por Geane Feliciano e Ana Maria Sobral.
Estamos sujeitos a diversas influências diariamente. A sociedade, a mídia e etc, tentam nos alienar e pregar "modinhas" cabe a nós refletirmos sobre nossas escolhas e nosso valores morais. Parabéns, adorei o texto!
O mais engraçado que eu acho nisso tudo é a forma como nos deixamos levar por essas enganações, mesmo sabendo que não passam de ilusões. Adorei o texto ;)
Isso mesmo. Infelizmente somos como marionetes, a todo instante alvo dela "influência". A mídia tenta a todo momento mudar nossas ideias e até gostos. Muito bom Geane e Ana Maria, trabalho em grupo bom de ver.
Muito bom o texto de vocês, cada vez mais as assessorias midiáticas estão manipulando as pessoas. E cabe a nós rever todas essas questões se elas realmente nos contemplam ou se são momentâneas.
Postar um comentário
O blog é livre pra que todos possam comentar e contribuir com sua opinião,porém, algumas regras devem ser seguidas por questões de organização.
- Antes de comentar leia todo o texto publicado.
- Não usar palavras de baixo calão.
- Não comentar usando links de divulgação de outros blogs.
- Duvidas e recomendações de artigos,usar o formulário de contato.
Obrigado pela sua contribuição!
Comente a vontade!