A importância dos métodos quantitativos e qualitativos para a ciência e para nosso cotidiano.
Pesquisando ...
Pesquisando ...
- “A pesquisa Quantitativa e seu impacto sobre o cotidiano".
- “O caráter significativo dos questionamentos do problema de investigação”.
Os métodos de investigação quantitativo e qualitativo tem importância fundamental para a ciência e também para o nosso cotidiano?
Iremos abordar para informação dos alunos de psicologia e público geral algumas pesquisas realizadas trazer o seu significado quanta pesquisa e impacto na sociedade.
Já paramos para pensar o porquê de passar um terço de nosso dia dormindo? E por que precisamos? Cientistas começam a compreender a função do sono e por que ele é importante.
Uma pesquisa feita na faculdade de Medicina da Universidade de Rochester sugere que o sono dá ao nosso cérebro tempo para limpar todos os detritos que se acumulam em um dia de pensamento, relatou Maria Konnikova no NYT.
A bióloga dinamarquesa Maiken Nedergaard, que liderou a pesquisa, acredita que há uma rede de canais que limpam as toxinas com fluidos cérebro-espinhal diluído.
A doutora Nederggard afirma que tinham uma hipótese, ela e sua equipe. De que esse processo de limpeza exigiria muita energia. E pensaram: talvez seja durante o sono, quando o cérebro não está processando informações. Sua equipe descobriu exatamente isso em estudos realizados em ratos. Quando os ratos estão dormindo ou anestesiados, seus cérebros estão limpando os dejetos.
O problema é que nosso cérebro não está tendo tempo de faxina suficiente. A maioria dos adultos deveria dormir de sete a nove horas por dia. Mas a maioria dos americanos está tendo uma a duas horas de sono a menos por noite do que tinha a 50 e 100 anos atrás, e 38 minutos a menos do que há dez anos. Cerca de 50 milhões a 70 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem distúrbios de sono.
“Estamos realmente começando a perceber que, “quando deixamos de dormir podemos estar causando um dano irreparável ao cérebro”, disse ao” NYT” Sigrid Veasey, que lidera a pesquisa.
Os pesquisadores estão descobrindo ligações entre a insônia e a depressão que afeta cerca de 18 milhões de americanos por ano. A terapia para diminuir a insônia poderia duplicar a eficácia do tratamento para depressão, relataram cientistas.
Uma maneira de melhorar o sono é eliminar os gadgets do quarto, que foi o que o repórter do” NYT” Nick Bilton decidiu fazer depois de passar muitas noites verificando seu telefone às três da madrugada.
O doutor David M. Claman, diretor do centro de Distúrbios de sono na Universidade da Califórnia em San Francisco , disse ao “NYT” que os smartphones no quarto causaram um aumento das queixas relacionadas ao sono. “SE você acorda no meio da noite e verifica seu telefone, inevitavelmente ficará frustrado e preocupado com alguma coisa que viu, levando seu corpo a se tensionar”, disse Claman.
Uma quantidade menor de sono está ligada a mais acidentes, irritação e agressão e possivelmente distúrbios de déficit de atenção. Pode aumentar o risco de uso de drogas, lesões esportivas e baixo desempenho acadêmico.
Na escolha do método devemos ter sempre em conta qual deles sera o mais util ou adequado para a nossa investigação.
Então, ao iniciar a investigação sobre a natureza dos objetos a ser investigados, o método cientifico ou a pesquisa e definido como qualitativa e quantitativa em função de dados recolhidos.
A metodologia quantitativa caracteriza-se pelos niveis de realidade e objetos indicadores de tendencias, usa medidas numericas para testar hipoteses procura padrões relacionados como o cotidiano onde os dados são sujeitos a analise estatistica.
A investigação qualitativa usa valores crenças e representações, o investigador e sensivel ao contexto, ao contrario de quantitativa o qualitativa trabalha com a subjetividade com possibilidade quase infinita que pode proporcionar, o metodo qualitativa emprega procedimentos interpretativos não experimentais.
Pesquisa do jornal Folha de São Paulo e The New York Times
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/02/1413017-pesquisa-revela-que-cerebro-elimina-detritos-indesejaveis-durante-o-sono.shtml
adoreei a matéria. Sempre optei pela pesquisa qualitativa, mas depois dessas nossas aulas percebi o quanto é importante a pesquisa quantitativa e o quanto é mais fácil. haha
Ótima contribuição Wiliane, acredito que tanto a pesquisa quantitativa quanto a qualitatida são fundamentais. É como um quebra-cabeça que precisa de partes diferente para esta completo.
Postar um comentário
O blog é livre pra que todos possam comentar e contribuir com sua opinião,porém, algumas regras devem ser seguidas por questões de organização.
- Antes de comentar leia todo o texto publicado.
- Não usar palavras de baixo calão.
- Não comentar usando links de divulgação de outros blogs.
- Duvidas e recomendações de artigos,usar o formulário de contato.
Obrigado pela sua contribuição!
Comente a vontade!