ATITUDES E PRECONCEITO
![]() |
Google Imagens |
Segundo Ana Bock, "para a Psicologia Social, diferentemente do senso comum, nós não tomamos atitudes (comportamento, ação), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social e as pessoas e que as atitudes possibilitam-nos certa regularidade na relação com o meio. Temos também atitudes positivas em relação a determinados objetos ou pessoas, o que nos predispõe a uma ação favorável em relação a eles."
Partindo dessa perspectiva podemos elencar o preconceito como uma maneira de desenvolvermos atitudes que tem sido considerada repugnante e desprezível por aqueles que entendem e percebem que o preconceito é um mau que estar enraizado na sociedade contemporânea e muito particularmente em nosso país.
Assim como as atitudes em geral, o preconceito tem três componentes: crenças; sentimentos e tendências comportamentais. Crenças preconceituosas são sempre estereótipos negativos.
Segundo Allport (1954) "o preconceito é o resultado das frustrações das pessoas, que, em determinadas circunstâncias, podem se transformar em raiva e hostilidade. As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas frequentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado; assim, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais “baixo”na escala social. O resultado é o preconceito e a discriminação."
É preciso portanto, desenvolver atitudes que venham contribuir para erradicação desse mau estabelecido e que tem raízes profundas. Pois o preconceito é o resultado de atitudes que estejam sempre ligadas a um conjunto de crenças e valores que o sujeito acredita serem verdadeiras em relação aos negros, possivelmente por pensarem que os mesmos sejam vagabundos, traiçoeiros e/ ou menos inteligentes do que os brancos, por exemplo.
Por Irany Passos
Esse é um tema, que deve ser debatido primeiramente dentro de nós mesmos. Assim como estudamos na aula de psicologia social (15/05) de processos e categorização e como vimos ao longo de todas as outras aulas, o quanto ainda somos preconceituosos e nos horrorizamos diante de situações, que também fazemos diariamente. Faço minha as palavras da professora Juliana "Não quero mudar o mundo, mas vou buscar mudar as pessoas que estão ao meu redor". E que eu consiga modificar isso em mim também.
Preconceito agora é cafona, vamos viver em harmonia e respeitar o outro. A nossa mudança faz a diferença. Temos que ter a ATITUDE de não ter preconceito.
Postar um comentário
O blog é livre pra que todos possam comentar e contribuir com sua opinião,porém, algumas regras devem ser seguidas por questões de organização.
- Antes de comentar leia todo o texto publicado.
- Não usar palavras de baixo calão.
- Não comentar usando links de divulgação de outros blogs.
- Duvidas e recomendações de artigos,usar o formulário de contato.
Obrigado pela sua contribuição!
Comente a vontade!