Loucura & Sem Razão
Esta manhã acordei tomei banho, tomei café e vim para trabalho. Um dia comum como os outros. Passei na guarita bati o ponto e peguei o Jornal do Comércio e vi na capa uma notícia não tão comum para os jornais. A repórter especial Veronica Almeida, publicou hoje um discurso e denuncia da cruel realidade dos Manicômios. E afirma: "Quem não conhece a Tamarineira ? Num passado não distante do presente de clientela anônima e desamparada, sobrevivendo na espera da morte chegar?". E chama esse lugar de: "Mundo escuro dos semiesquecidos". Mais uma vês me perguntei por que ainda estão funcionando?
Em trabalho realizado para cadeira de Saúde Mental fundamentado pela Luta Antimanicomial pesquisando encontrei algo hediondo, retratado em um livro pela repórter Daniela Arbex, como maior genocídio do país, cerca de 60 Mil pessoas morreram em manicômios em Minas Gerais, o fotógrafo Luiz Alfredo chegou a
presenciar homens e mulheres sujos, uniformes esfarrapados e corpos, muitos nus
no pátio, alguns bebiam água do esgoto com urina e fezes, livro conta que hospitais
arrecadaram R$ 600 Mil em venda de corpos.
Seria a razão um paradoxo dessa loucura? Loucura consciente e aprovada pela psiquiatria durante muitos anos, e que agora não se sustenta mais no delírio.
google imagem
Fonte : Jornal do Comércio
Livro "Holocausto Brasileiro"
"Apesar de tudo, a loucura não é assim uma coisa tão feia como muita gente julga. Há tantas loucas felizes!"
Autor - Espanca , Florbela
Postar um comentário
O blog é livre pra que todos possam comentar e contribuir com sua opinião,porém, algumas regras devem ser seguidas por questões de organização.
- Antes de comentar leia todo o texto publicado.
- Não usar palavras de baixo calão.
- Não comentar usando links de divulgação de outros blogs.
- Duvidas e recomendações de artigos,usar o formulário de contato.
Obrigado pela sua contribuição!
Comente a vontade!