> CausAÇÃO: Autonomia ou liberdade?

Fique ligado!

7

Autonomia ou liberdade?

Google Imagens
Quando nos referimos ao tema Adolescência, um mundo de dúvidas parecem surgir à mente. As novas descobertas, conflitos, ânsias e medos resultantes desta fase, começam se expandir e por vezes provocar sensações de desamparo ao indivíduo, que outrora pertencia a um universo totalmente cercado pela presença protetora e constante dos pais e acaba se vendo agora como o único responsável por seus atos.
Neste período também turbinado de crises e euforia, o adolescente busca entender a si e ao mundo novo a sua volta, a presença e o diálogo com os pais torna-se ferramenta essencial para a construção de suas novas escolhas e de sua identidade.
Mas, infelizmente, nem sempre há uma certa compreensão sobre este momento, muitos pais por seguirem culturas diferentes, projetam modelos de filhos que gostariam de ter e permanecem com a ideia de que ainda podem controlar e decidir o futuro deles. E desta forma acabam não dando a real importância para essa difícil "passagem" do eu dependente para o eu autônomo.

Queria ser Advogado, mas meu pai quer que eu seja Doutor.
Queria aprender a tocar violão, mas minha mãe quer que eu aprenda piano.
Queria estudar Espanhol, mas meu pai quer que eu estude Inglês.
Queria fazer capoeira, mas meu pai quer que eu faça judô.
Queria casar aos 30, mas minha mãe quer que eu case aos 25.
Queria fazer minha escolhas, mas meus pais estão fazendo elas.

Tâmara Mayara.

7 Comentários:

Unknown disse...

Muito bom seu texto amiga!! Você conseguiu falar muito bem de como é a vivência real da adolescência entre pais e filhos. Parabéns

Tâmara Mayara disse...

Obrigada amiga! Devemos colocar sempre em discurso este momento de decisões o qual todos nós passamos também.

Unknown disse...

É um cuidado que nós,enquanto pais devemos ter é o deixar nossos filhos fazerem suas próprias escolhas,erros e acertos.E não fazermos deles uma chance de mudar o que não deu certo na nossa vida,enfim permitir que o adolescente trilhe seu próprio caminho e ficarmos sempre a postos para apoiá-los quando necessitarem.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, ficou muito legal. Esse foi um dos assuntos abordados no E-Day na Universidade. A projeção de um plano de vida para seu filho, um tema muito importante de ser discutido. Afinal, acho que todo mundo já passou por um momento semelhante ou pelo menos já viu acontecer de perto com outra pessoa. É muito fácil identificarmos casos de projeção e o mais interessante (e até mesmo cômico) é o fato de que nós mesmos tendemos a criar essas expectativas pro futuro quando imaginamos nossos filhos. sahusahu

Unknown disse...

realmente fazer projeções e sonhar por alguém é algo realmente algo complicado. Os pais sempre querem o melhor pra seus filhos, mas assim como estudamos, sempre buscam em suas crianças e jovens o espelho de si. Deve-se entender que as pessoas são diferentes e que estamos em um mundo de várias possibilidades

Tâmara Mayara disse...

O apoio dos pais é sempre essencial, mas, também havendo espaço para que o adolescente possa ser o próprio autor de suas escolhas. Decidir seu futuro não é mais como escolher as roupinhas das bonecas.

Unknown disse...

Muito bom o texto sobre a adolescência que e uma fase complicada em nossas vidas, porque é nela que todo mundo tenta encontrar seu "Eu". Parabéns Tamara Mayara.

Postar um comentário


O blog é livre pra que todos possam comentar e contribuir com sua opinião,porém, algumas regras devem ser seguidas por questões de organização.

- Antes de comentar leia todo o texto publicado.
- Não usar palavras de baixo calão.
- Não comentar usando links de divulgação de outros blogs.
- Duvidas e recomendações de artigos,usar o formulário de contato.


Obrigado pela sua contribuição!
Comente a vontade!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

  ©CausAÇÃO. Template modificado por Alberis Luis | Imagem de Douglas Santos Código original por Dicas Blogger.

TOPO