Antes de um conceito, conceitue-se.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar no avião em que iria viajar, na classe econômica, e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
- Qual o problema, senhora?, pergunta a comissária..
- Não está vendo? – respondeu a senhora – vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra poltrona!
- Por favor, acalme-se – disse a aeromoça – infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
- Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
- Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
- Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe…’
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
Fonte: Esboçando Ideias
Essa lição não é nada de diferente das circunstâncias que nos deparamos no nosso dia-a-dia, infelizmente somos seres que apesar de sabermos que a essência de uma pessoa é bem mais valiosa do que a aparência ainda não nos adaptamos as mesmas...
![]() |
http://www.sobreavida.com.br/2012/03/06/preconceito/ |
A palavra preconceito está ligada a um juízo pré concebido, ou seja, a formulação de de determinado conceito antes de conhecê-lo. Nos deparamos com determinadas situações preconceituosas de forma banal, até mesmo em um pensamento: que menina(o) magra, que gorda feia...dentre muitas outras.
Você percebeu uma coisa??
Chega-se a determinada conclusão de que todas as pessoas são queira ou que não alvo de preconceito. E muitas dessas ainda alimentam essa posição tão cruel sem se dá conta de que ela pode está apontando essa mesma arma para si mesma.
Em notícia extraída do site da VEJA:
"O lateral baiano Daniel Alves, do Barcelona, participou de duas jogadas que garantiram a vitória do time contra o Villarreal neste domingo, pelo Campeonato Espanhol. Porém, o bom desempenho foi acompanhado de ofensas por parte da torcida adversária, que jogou bananas em direção ao jogador. Alves, em vez de mostrar descontentamento, respondeu ao insulto de maneira inusitada: ao se preparar para cobrar um escanteio, o jogador se abaixou, pegou uma das bananas e comeu. Em seguida, fez a cobrança e continuou jogando como se nada tivesse acontecido. Neste domingo, o Barcelona ganhou de 3 a 2 sobre o Villarreal.Após o jogo, Daniel Alves comentou a recorrente provocação racista: "Estou na Espanha há 11 anos e há 11 anos é dessa maneira. Temos de rir dessa gente atrasada". No fim de março, torcedores do clube catalão Espanyol emitiram sons imitando macacos e jogaram uma casca de banana no campo, como forma de desestabilizar os jogadores brasileiros Neymar e Daniel Alves. A investida desleal também não surtiu efeito: a partida foi vencida pelo Barça no estádio do time adversário."“Infelizmente é uma guerra perdida até que se tomem medidas mais drásticas”, afirmou Daniel Alves no ano passado sobre atitudes racistas de torcedores na Europa.
![]() |
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/alvo-de-racismo-na-espanha-daniel-alves-come-banana-jogada-por-torcedor |
Depois do fato ocorrido com o jogador muitos dos famosos e brasileiros mostraram suas revoltas na internet tirando foto com bananas e usando o hastag : #SOMOSTODOSMACACOS, como forma de passar a mensagem que somos todos iguais e descendentes dos mesmos fins. A paz e a calma que tanto queremos tem que partir de nós, dos nossos atos e comportamentos que a partir do momento que há educação em aceitar a diferença do outro, sua idade,crença,religião,seus gostos...estaremos contribuindo para dá liberdade de expressão e de aceitação uns com os outros.
Muuuuito bom o texto Dayanne, parabéns! (Raí Ramos)
É impressionante como o preconceito é tão discutido atualmente e mesmo assim ainda encontra um espaço imenso na opnião das pessoas, pois não é a cor da pele, a cultura, a classe social entre tantos outros que vão mostrar quem o sujeito é, e sim, sua personalidade formada ao longo de sua história.
Parabéns pelo texto!
Postar um comentário
O blog é livre pra que todos possam comentar e contribuir com sua opinião,porém, algumas regras devem ser seguidas por questões de organização.
- Antes de comentar leia todo o texto publicado.
- Não usar palavras de baixo calão.
- Não comentar usando links de divulgação de outros blogs.
- Duvidas e recomendações de artigos,usar o formulário de contato.
Obrigado pela sua contribuição!
Comente a vontade!